ATIVIDADES

JANEIRO.2024

Janeiro Promissor


├ë o momento de tra├žar novos caminhos, aprender com experi├¬ncias passadas e fazer novas conquistas.┬á

O PES, em parceria com a Biblioteca da Escola Rainha Santa Isabel, prop├Áe a forma├ž├úo sobre "Canais Digitais" para Pais/EE, pessoal docente e n├úo docente, dinamizada pelo Banco de Portugal.

Há que testar e aplicar aprendizagens e, no 5.º ano, as Olimpiadas da Matemática, da Raiz Editora, vêm ajudar.


DEZEMBRO.2023

Dezembro Festivo

No m├¬s do Natal em que celebramos a solidariedade e a compaix├úo, lembramo-nos tamb├ęm de quest├Áes cruciais.

Refletimos sobre o Dia Mundial da SIDA, destacando a consciencializa├ž├úo da doen├ža.

Enquanto apreciamos os momentos festivos e fomos alertados para o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a necessidade de promover a justi├ža e igualdade para todos,n├úo podemos esquecer a import├óncia das abelhas nos ecossistemas. Na A├ž├úo de Sensibiliza├ž├úo, para os alunos do 6.┬║ ano, foi poss├şvel perceber que as abelhas desempenham um papel vital na poliniza├ž├úo, assegurando a reprodu├ž├úo de v├írias plantas, incluindo aquelas que nos proporcionam alimentos e que ├ę necess├írio proteger estes pequenos polinizadores.

Para que o Natal n├úo seja apenas uma festa, mas tamb├ęm um momento de reflex├úo e consci├¬ncia para um mundo mais saud├ível, no dia 15 de dezembro, a a├ž├úo sobre a import├óncia do sono, para os alunos do 5.┬║ ano, permitiu concluir que um descanso adequado contribui para o bem estar geral e permite-nos renovar energia para os desafios d├írios.

NOVEMBRO.2023

┬áÔÇťMarmitas Saud├íveisÔÇŁ ┬á

Na sequ├¬ncia do desafio ÔÇťMarmitas Saud├íveisÔÇŁ o PES em parceria com a Biblioteca da Escola, informa que face aos resultados da vota├ž├úo atribuiu o primeiro pr├ęmio a uma aluna do 7.┬║ B e um pr├ęmio de consola├ž├úo a uma aluna do 5.┬║ E. Agradece-se a participa├ž├úo de todos e que continuem a efetuar escolhas de ementas saud├íveis.┬á


O Programa de Educa├ž├úo para a Sa├║de (PES), em parceria com o Eco Escolas, vai realizar uma sess├úo para o 8.┬║ ano e 7.┬║ B, no dia 13 de novembro, na sala B6 do agrupamento, dedicada aos biopl├ísticos, promovendo a consci├¬ncia ambiental, um futuro mais saud├ível e sustent├ível.


Votos de escolhas saud├íveis para constru├ž├úo de um caminho mais Verde e respons├ível.


Equipas do PES e Eco Escolas



Oferta Formativa do Banco de Portugal

 

O Banco de Portugal disponibilizou ao Agrupamento a oferta formativa de Literacia Financeira para alunos dos vários ciclos e adultos.

Dada a pertin├¬ncia dos conte├║dos da Oferta Formativa, o Projeto de Educa├ž├úo para a Sa├║de e a Biblioteca Escolar da Escola Sede, prop├Áe para os Pais/Encarregados de Educa├ž├úo, Pessoal Docente e N├úo Docente, a Forma├ž├úo ÔÇťCanais DigitaisÔÇŁ.

Esta forma├ž├úo, com a dura├ž├úo de 45 minutos, aborda:

- A import├óncia da educa├ž├úo financeira digital;

- Fraudes atrav├ęs da Internet;

- Cuidados a ter na utiliza├ž├úo do telem├│vel;

- Riscos associados às redes sociais;

- Medidas de preven├ž├úo nas compras online;

- O que fazer em caso de fraude.

 

Data: 17 de janeiro de 2024

Hora: 18h

Local: Biblioteca do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

OUTUBRO.2023

No m├¬s de outubro, unimos for├žas para prevenir e cuidar do que mais importa: a nossa sa├║de mental e os nossos relacionamentos. Neste per├şodo, lembramos que a n├úo-viol├¬ncia, a preven├ž├úo da obesidade, uma alimenta├ž├úo saud├ível e o combate ao bullying s├úo pilares essenciais para vivermos vidas plenas e saud├íveis.

O PES associou-se ├á iniciativa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, que decorreu no dia 25 de outubro pelas 18h, com o escritor Carlos Alberto Silva, por reconhecer que a leitura ├ę uma ferramenta fundamental para promover h├íbitos saud├íveis e construir rela├ž├Áes interpessoais.┬á

Carlos Alberto Silva, escritor talentoso e entusiasta da literatura infantil, veio ├á Biblioteca da Escola Rainha Santa Isabel com um prop├│sito nobre: encantar todos os presentes com as suas hist├│rias e mostrar-lhes o poder transformador dos livros. Compartilhou a sua vis├úo de como os livros podem estimular a imagina├ž├úo e inspirar as crian├žas a expressarem-se.┬á

Foi um contributo muito valioso, que mostrou como os livros podem ser uma fonte de sa├║de e bem estar.

Bem haja a todos os que estiveram presentes e à Biblioteca.


A equipa do PES

Caros membros da comunidade escolar,

 

Na sequ├¬ncia da comemora├ž├úo do Dia Mundial da Alimenta├ž├úo, foi lan├žado um concurso interno no qual gostar├şamos de vos convidar a participar e votar na┬á sele├ž├úo┬á da┬á Marmita Mais Saud├ível, Equilibrada e Criativa. Esta iniciativa foi promovida pela equipa do PES┬á e tem como objetivo promover escolhas alimentares saud├íveis e conscientes entre os nossos estudantes.

A alimenta├ž├úo ├ę um elemento fundamental para a nossa sa├║de e bem-estar, e queremos encorajar todos a adotar h├íbitos alimentares mais saud├íveis.

Ap├│s uma primeira sele├ž├úo, por uma equipa de professores, solicitamos que nos ajude a selecionar a Marmita que deve ser escolhida neste concurso como a mais saud├ível, equilibrada e criativa.

 

Como participar e votar na competi├ž├úo:

Vota├ž├úo: Ap├│s o prazo de submiss├úo, as 4 fotos ser├úo exibidas numa galeria online, at├ę ├ás 12h do dia 25 de outubro, onde todos poder├úo votar na marmita que obedece aos crit├ęrios estipulados.

 

Contamos com a vossa participa├ž├úo e vota├ž├úo.┬á

Votos de Escolhas Saudáveis

A Equipa do PES

Marmita Vencedora:  Marmita do 7 B

Aqui ficam algumas imagens da AgriEduca, que teve lugar na nossa Escola a 16 de outubro, e que contou com uma ampla participa├ž├úo de expositores,┬á pais/EE, alunos, junta de freguesia de Souselas e Bot├úo ,pessoal docente e n├úo docente do Agrupamento.

A todos o nosso muito obrigado!

WORKSHOP: GOMAS - 13.outubro.2023

SETEMBRO.2023

Setembro ├ę o M├¬s Internacional de Sensibiliza├ž├úo para o Cancro Pedi├ítrico, momento muito especial para as organiza├ž├Áes que, em todo o mundo, acompanham as crian├žas e jovens com cancro e as suas fam├şlias.

O la├žo dourado ├ę s├şmbolo da for├ža, coragem e resili├¬ncia destas crian├žas e jovens.

Apesar de ser uma doen├ža rara, continua a ser, em Portugal, a causa de morte mais frequente por doen├ža em idade pedi├ítrica. S├úo diagnosticados cerca de 400 casos a cada ano e a taxa de sobreviv├¬ncia ronda os 80%. No doente e nas suas fam├şlias, o diagn├│stico traz altera├ž├Áes profundas ├ás suas vidas. Na sobreviv├¬ncia, as sequelas decorrentes tanto da doen├ža como dos tratamentos s├úo respons├íveis por menos qualidade de vida em dois ter├žos dos sobreviventes.

 

O Projeto de Educa├ž├úo para a Sa├║de do AERSI, associou-se ├á ACREDITAR e convida todos a participar na campanha Setembro Dourado que volta a contar com o alto patroc├şnio de Sua Ex:┬¬ o Sr. Presidente da Rep├║blica, com a aquisi├ž├úo de pulseiras e pins.┬á

Contribua para minimizar o impacto da doen├ža na vida das crian├žas, jovens e suas fam├şlias.

 

 

Convidamos todos a participar na campanha Setembro Dourado que volta a contar com o alto patroc├şnio de Sua Ex:┬¬ o Sr. Presidente da Rep├║blica. Contribua para minimizar o impacto da doen├ža na vida das crian├žas, jovens e suas fam├şlias.