Parceiros

Parceiros | APLG | CFAEM | RCCVUV


A Associação de Professores de Latim e Grego (APLG), criada em 1988 e sediada em Coimbra desde 1998, privilegia a divulgação da Cultura e das Línguas Clássicas (Latim e Grego), de que a Cultura e a Língua Portuguesa são herdeiras inegáveis. Com esta parceria, pretende contribuir para a formação e enriquecimento intelectual de alunos e professores, proporcionando conhecimentos, saberes e partilhas conducentes ao desenvolvimento de literacias e tecnologias, que assentes num Presente com os olhos no Futuro, não esquecem o legado transtemporal e ex libris da Humanidade - as raízes greco-romanas.

Ora, sendo a Biblioteca Escolar um ponto estratégico para a promoção de aprendizagens significativas e experiências enriquecedoras para a construção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), de base humanista, conducente ao sucesso, à inclusão e a uma cidadania ativa e informada, contribui, plenamente, para a leitura do mundo.

Por tudo isto, na formação do cidadão do século XXI, as Línguas Clássicas e a sua Cultura têm de marcar presença, inclusive através de trabalho cooperativo e colaborativo com a BE, pois essa influência do passado no quotidiano é notória aos mais variados níveis e nos vários quadrantes do mundo atual. Em Portugal, essa matriz clássica está implícita em variados domínios, e a Educação não pode, por isso, olvidá-los. Tal esquecimento implicaria, seguramente, a excelência da língua materna, a preservação do património linguístico e cultural, entre outras potencialidades.


O Centro de Forma√ß√£o da Associa√ß√£o de Escolas Minerva (CFAEM), localizado em Coimbra, tem como miss√£o promover a forma√ß√£o cont√≠nua dos profissionais de educa√ß√£o, no √Ęmbito da legisla√ß√£o em vigor, centrando a sua a√ß√£o nas prioridades identificadas nas escolas e presentes nos seus Projetos Educativos, no sentido de dar resposta √†s necessidades de desenvolvimento profissional dos seus agentes educativos potenciando os seus recursos humanos e f√≠sicos, apostando na qualidade, na excel√™ncia e na inova√ß√£o de forma a promover o sucesso educativo dos alunos e excel√™ncia do servi√ßo p√ļblico da educa√ß√£o. √Č constitu√≠do por 11 agrupamentos de escolas e escolas n√£o agrupadas dos concelhos de Coimbra, Vila Nova de Poiares e Penacova. Al√©m destas escolas, o CFAEM estabelece parcerias com v√°rias entidades externas no setor da educa√ß√£o com a finalidade de alargar o seu campo de a√ß√£o e enriquecer as suas atividades.

O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra pretende apoiar as escolas na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica. Nesse sentido surgiu o projeto Ciência a Rol@r, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

As atividades desenvolvidas decorrer√£o em contexto de laborat√≥rio/sala de aula, no formato de ensino √† dist√Ęncia.

Estas atividades pretendem fomentar competências como autonomia, poder de argumentação, espírito crítico e entreajuda, para o exercício de uma cidadania plena das crianças e jovens.