Academia Digital para Pais

Sala Academia Digital de Pais - Biblioteca Escolar "São Livros Senhor"

Horário: segunda-feira a sexta-feira: das 8:30h às 17:00h


O Programa Academia Digital para Pais e╠ü uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direc╠ža╠âo-Geral da Educac╠ža╠âo, que da╠ü a possibilidade aos pais e aos encarregados de educac╠ža╠âo, de crianc╠žas do Ensino Ba╠üsico, de frequentar ac╠žo╠âes de formac╠ža╠âo promotoras de compete╠éncias digitais.

Apoio

Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Compet├¬ncia TIC da Universidade de Aveiro e do Centro de Sensibiliza├ž├úo SeguraNet na produ├ž├úo dos conte├║dos da forma├ž├úo e na forma├ž├úo dos volunt├írios.

Como funciona?

As a├ž├Áes de forma├ž├úo t├¬m a dura├ž├úo de 8 horas em hor├írio p├│s-laboral e ir├úo decorrer nas instala├ž├Áes da pr├│pria institui├ž├úo de ensino, podendo participar at├ę duas pessoas por agregado familiar.

Cada escola participante proceder├í ├á identifica├ž├úo e sele├ž├úo dos volunt├írios formadores, que dever├úo ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos. Poder├úo, ainda, ser selecionados volunt├írios junto do grupo dos docentes, t├ęcnicos e/ou pais/encarregados de educa├ž├úo da respetiva comunidade educativa para dinamizar esta forma├ž├úo.

Modelo da formac╠ža╠âo

A terceira edi├ž├úo do Programa Academia Digital para Pais, integra a seguinte oferta formativa:

Curso - Competências digitais básicas (8 horas);

Curso - Seguran├ža e Cidadania Digital (8 horas);

Curso - Consumidor Digital (8 horas).

Financiamento

A E-Redes ÔÇô Distribuic╠ža╠âo de Eletricidade, S.A. atribuir├í apoios financeiros ├á realiza├ž├úo da forma├ž├úo, no que diz respeito aos custos associados ao apoio log├şstico.

(Academia Digital Para Pais (3.a Edi├ž├úo) | Dire├ž├úo-Geral Da Educa├ž├úo, 2022)


BREVEMENTE NO AERSI

Curso - Consumidor Digital (8 horas)

inaugura├ž├úo da sala ADP

Teve lugar na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, pelas 12 horas do dia 30 de setembro, a inaugura├ž├úo da sala Academia Digital para Pais, com a presen├ža da Senhora Subdiretora-Geral da Educa├ž├úo, Dr.┬¬ Maria Jo├úo Horta, o Senhor Presidente da C├ómara Municipal de Coimbra, Jos├ę Manuel Silva, a Senhora Vereadora da Educa├ž├úo, Dr.┬¬ Ana Cortez Vaz, o Senhor Diretor das Autarquias do Centro da E-REDES, Catarino Alves, e a Senhora Diretora de Comunica├ž├úo e Stakeholders da E-REDES, Fernanda Bonif├ício.

A rece├ž├úo aos participantes foi feita pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Nuno Dias, que agradeceu a presen├ža de todos, enaltecendo a participa├ž├úo no programa, de dois alunos da Escola, Dragos Scorpan e Vict├│ria Pinto, volunt├írios na iniciativa, que colaboraram, dando apoio aos formandos, aos s├íbados.

Seguidamente interveio a Senhora Subdiretora-Geral da Educa├ž├úo, Dr.┬¬ Maria Jo├úo Horta, o senhor Diretor das Autarquias do Centro da E-REDES, Catarino Alves e o Senhor Presidente da C├ómara Municipal de Coimbra, Jos├ę Manuel Silva, que refor├žaram a import├óncia desta in├şciativa, a reutiliza├ž├úo de recursos, a abertura da Escola ├á Comunidade e elogiaram a participa├ž├úo dos alunos mencionados.

Durante a cerim├│nia, teve lugar o descerrar da placa da sala, identificativa do programa, seguida de uma visita ao espa├žo, onde ir├í funcionar a Academia Digital para Pais.

Foram entregues certificados de participa├ž├úo aos pais envolvidos e colaboradores do programa, aos alunos acima referidos, ├á Coordenadora Francisca Pessoa e ├á Professora Elisabete Pinto.