Clube Sparkling Minds

Clube Sparkling Minds


2.¬ļ e 3.¬ļ CEB


DESCRIÇÃO DO PROJETO

√Č um projeto de leitura de livros em l√≠ngua inglesa. Os alunos do 2.¬ļ e 3.¬ļ Ciclos partilham leituras, autores e impress√Ķes, com o objetivo de tornar a leitura uma experi√™ncia agrad√°vel e sedutora.

PERTINÊNCIA

O fen√≥meno da crescente globaliza√ß√£o do mundo e a consequente necessidade de uma l√≠ngua eficiente de comunica√ß√£o fez com que a l√≠ngua inglesa seja fundamental em todo o mundo. O Ingl√™s, √©, por excel√™ncia, a l√≠ngua internacional da pol√≠tica internacional, da economia, do turismo, da avia√ß√£o, da tecnologia e da ci√™ncia, entre outros dom√≠nios, como a sa√ļde e a educa√ß√£o, estando presente no nosso quotidiano.

O crescimento exponencial da comunica√ß√£o digital elegeu este idioma, transformando-o num ve√≠culo de interc√Ęmbio cultural, adquirindo, assim, uma fun√ß√£o simultaneamente comunicativa e social.

O dom√≠nio do idioma significa crescimento, desenvolvimento e, sobretudo, melhores condi√ß√Ķes para acompanhar r√°pidas mudan√ßas que t√™m vindo a ocorrer no mundo global. O conhecimento da l√≠ngua √© hoje uma ferramenta imprescind√≠vel no mercado de trabalho. O Ingl√™s abre, assim, portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural.

Palavras inglesas, como por exemplo, shopping center, pen drive, notebook, laptop, internet, web site, windows, word, download, big, delivery, baby, look, fast food, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness, crazy, show, rock, design, entre outras, fazem parte do nosso dia a dia.


P√öBLICO ‚ÄďALVO

Alunos do 2.¬ļ e 3.¬ļ CEB


MATERIAL

  • Livros de literatura em ingl√™s em suporte f√≠sico

  • Cl√°ssicos infantis da literatura inglesa em formato digital (em dom√≠nio p√ļblico- http://www.gutenberg.org/ebooks/ ).

  • Revistas e jornais em suporte digital em l√≠ngua inglesa

  • Tablets


OBJETIVOS

Incentivar o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa;

Criar condi√ß√Ķes que permitam o alargamento de conhecimentos sobre a cultura e tradi√ß√£o de pa√≠ses de express√£o inglesa;

Incrementar o desenvolvimento de atividades que possibilitem uma aprendizagem mais aliciante da L√≠ngua Inglesa, com √™nfase nas atividades que desenvolvam a comunica√ß√£o nos v√°rios n√≠veis com predomin√Ęncia da express√£o oral;

Aumentar a produção e audição da língua oral;

Desenvolver a capacidade de comunicação, a criatividade, a iniciativa e a autonomia;

Colaborar e interagir no √Ęmbito do projeto Erasmus, projetos eTwinning e disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Oficinas;

Fomentar a leitura de livros, jornais e revistas com recurso a dispositivos móveis (Tablets).


RESPONS√ĀVEIS PELO PROJETO

Professores de Inglês:Clotilde Pinto e Isabel Silva

Professoras Bibliotecárias: Francisca Pessoa e Maria José Oliveira


AVALIAÇÃO DO PROJETO

Indicadores de desempenho/instrumentos de avaliação da melhoria das competências de literacia da leitura

1. N√ļmero de t√≠tulos requisitados na BE no √Ęmbito deste projeto;

2. Melhoria das competências de expressão oral/qualidade do discurso de apresentação do livro;

3. Melhoria das competências de escrita/qualidade do discurso em termos de diversidade de vocabulário e fluência na língua inglesa;

4. Melhoria dos hábitos de leitura/qualidade e pertinências das propostas de leitura apresentadas; e

5. Aumento do n√ļmero de leitores.

Indicadores de desempenho/instrumentos de avaliação das etapas do projeto

A avaliação do projeto decorrerá de forma contínua ao longo da sua implementação. Para avaliar o cumprimento das etapas do projeto, serão criados instrumentos de avaliação (checklists) para aferir do cumprimento das etapas do projeto (planificação/preparação e implementação/operacionalização).



Alguns registos...


31.10.2022

31.10.2022