Atividades a decorrer...


Aqui encontra todas as atividades que estão a decorrer....

Se estiveres interessado(a) em participar nas atividades, por favor, manifesta o teu interesse enviando um email para a biblioteca:  becre.rsi@gmail.com. 

Direitos de Autor e Licen├žas Creative Commons┬á

Objetivos:

P├║blico-Alvo: 1.┬║ e 2.┬║ CEB

Para saber mais, clique na imagem

Direitos de Autor e Licen├žas Creative Commons┬á

Objetivos:

P├║blico-Alvo: 3.┬║ CEB

Para saber mais, clique na imagem

Vozes da Liberdade: Um Olhar Juvenil sobre o 25 de abril atrav├ęs de um Livro!

Objetivo: Promover a compreens├úo do significado e da import├óncia do 25 de abril de 1974, bem como estimular a criatividade dos alunos na produ├ž├úo de conte├║do multim├ędia.┬á

Recursos necessários:

ÔŚĆ ┬á ┬á ┬á Livros relacionados com a Revolu├ž├úo do 25 de Abril de 1974, dispon├şveis nas Bibliotecas Escolares.

ÔŚĆ ┬á ┬á ┬á Acesso ├á internet para utilizar as ferramentas de IA "Ready Player Me" e "Vidnoz".

ÔŚĆ ┬á ┬á ┬á Computadores para os alunos criarem os seus avatares e os filmes.

ÔŚĆ ┬á ┬á ┬á Os alunos necessitam de uma conta de email.

Público-Alvo: 1.º (3.º e 4.º anos),  2.º e 3.º CEB

Para saber mais, clique na imagem

"Abril a Cores: Explorando a Hist├│ria e a Arte Digital"

Objetivo: Apresentar aos alunos, com idades entre 8 e 12 anos, o contexto hist├│rico da Revolu├ž├úo dos Cravos em Portugal atrav├ęs da leitura do livro "Abril o peixe vermelho" de Marjolaine Leray e da cria├ž├úo de um cartaz digital.

P├║blico-Alvo: 1.o CEB (3.┬║ e 4.┬║ anos) e 2.┬║ CEB

Para saber mais, clique na imagem

Anima├ž├úo do Personagem "O Senhor Ramo"┬á

P├║blico-Alvo: 1.┬║ e 2.┬║ CEB

Objetivo:

Para saber mais, clique na imagem

Descobre o Amor com o Livro:  "Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti" 

P├║blico-Alvo: 1.┬║ CEB

Objetivo:

Dura├ž├úo: 1 hora

Para saber mais, clique na imagem

Quem foi Salgueiro Maia?

3ª feira - 14:30h (1.º CEB-3.º e 4.º anos)

5ª feira - 10:30h (1.º CEB-3.º e 4.º anos)

2ª feira - 12:50h (2.º CEB)

4ª feira: 11:05h e 12:00h (2.º CEB)

Para saber mais, clique na imagem

25 de abril- Conta lá outra vez!

3┬¬ feira - 09:30h (Educa├ž├úo Pr├ę-Escolar e 1.┬║ CEB)


Para saber mais, clique na imagem

Associa├ž├úo de Professores de Latim e Grego (APLG)┬á

PLANO DE ATIVIDADES       2023-2024

Consulta aqui o Plano de Atividades.  


Educa├ž├úo Pr├ę-Escolar e 1.┬║ CEB┬á

Com o objetivo de proporcionar mais e melhores aprendizagens, a Dire├ž├úo-Geral da Educa├ž├úo (DGE) disponibiliza, neste espa├žo, recursos educativos digitais, abertos e interativos, para as ├íreas curriculares de Ci├¬ncias Experimentais, Matem├ítica e Portugu├¬s do 1┬║ ciclo do ensino b├ísico.

Estes recursos foram produzidos no ├ómbito de um projeto cofinanciado pelo POCH, que reuniu especialistas das did├íticas espec├şficas e especialistas multim├ędia, atrav├ęs de uma parceria entre a DGE, o iNOVA Media Lab da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Aveiro, o Instituto Polit├ęcnico de Set├║bal e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Este ├ę o resultado de uma reinterpreta├ž├úo, atualiza├ž├úo e adapta├ž├úo para o formato digital, dos gui├Áes did├íticos anal├│gicos produzidos no ├ómbito da Estrat├ęgia Nacional de Forma├ž├úo de professores do 1┬║ ciclo do ensino b├ísico, promovida pelo Minist├ęrio da Educa├ž├úo entre 2006 e 2011.

Os recursos englobam um jogo sobre Sustentabilidade e um jogo sobre o Corpo Humano, quatro jogos para a promo├ž├úo da aprendizagem da leitura e da escrita, dez jogos que percorrem v├írios temas do curr├şculo de Matem├ítica e diversos recursos para apoiar o ensino experimental das Ci├¬ncias.

Na Educa├ž├úo pr├ę-escolar tamb├ęm educamos contra a desinforma├ž├úo

A educa├ž├úo pr├ę-escolar ├ę muito importante na forma├ž├úo das crian├žas, pois ├ę a altura em que elas come├žam a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais e que s├úo fundamentais no seu futuro. ├ë uma oportunidade para as crian├žas aprenderem a conviver em grupo, respeitando as diferen├žas e construindo rela├ž├Áes saud├íveis.

├ë essencial nesta etapa escolar come├žar a combater a desinforma├ž├úo. Ao oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, os educadores de inf├óncia podem incentivar o pensamento cr├ştico e a curiosidade nas crian├žas, ajudando-as a se tornarem cidad├úos conscientes e informados.

Vivemos numa sociedade cada vez mais complexa e cheia de informa├ž├Áes, torna-se fundamental que as crian├žas aprendam desde cedo a lidar com a desinforma├ž├úo e identificar quais s├úo as informa├ž├Áes verdadeiras. Podemos come├žar na educa├ž├úo pr├ę-escolar esta ÔÇťlutaÔÇŁ, estimulando as crian├žas a desenvolverem habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para o seu futuro, contribuindo para a forma├ž├úo de cidad├úos cr├şticos e informados, capazes de tomar decis├Áes conscientes e de contribuir para a constru├ž├úo de uma sociedade mais justa e democr├ítica.┬á