RECURSOS EDUCATIVOS

Este ebook de cinquenta conceitos relacionados com a Revolução deo 25 de Abrilde 1974...

Espaço web de apoio à comunidade escolar! 

Aqui encontrará informação útil para o ensino e a aprendizagem nos ensinos básico e secundário: recursos, práticas e projetos. 

Missão

A missão do Centro Recursos TIC para a Educação Especial de Coimbra, como recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem e à inclusão consiste: 

A página + Recursos pretende constituir-se como um espaço dinâmico de divulgação e de partilha de recursos educativos multiformato, representativos de diferentes modos de expressão, de representação e de envolvimento, que venham a ser construídos pelo CRTIC Coimbra. Adicionalmente, pretende-se que seja um espaço de curadoria de conteúdos, com o propósito de divulgar e partilhar recursos multiformato produzidos por outras entidades, tornando-os acessíveis a toda a comunidade educativa. Fica aqui lançado o desafio de colaboração a todos aqueles que pretendam contribuir para o crescendo desta comunidade de partilha. 

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

 Paulo Freire 

duARTe, uma peça de Arte é um projeto produzido pela Cacto Animation Studios que tem como objetivo promover o interesse pela arte. Tem como público-alvo as crianças com idades entre os 5 e os 8 anos (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico).

duARTe é um boneco expressivo, curioso, interessado e mudo, que se desmonta, monta, se desconfigura e até personifica obras de arte mundialmente conhecidas.

Vive num museu e, minutos antes de as portas abrirem aos visitantes, duARTe viaja e vive aventuras divertidas, numa exploração pelas obras de arte, acompanhado pela voz do Óscar, o guarda do museu.

https://www.dge.mec.pt/noticias/duarte-uma-peca-de-arte

O projeto RED pretende conceber, produzir, disponibilizar e divulgar recursos educativos digitais interativos, de acesso livre e validados científica e pedagogicamente, para as áreas curriculares de Ciências Experimentais, Matemática e Português, do 1º ciclo do ensino básico.

Pretende também contribuir para a capacitação dos professores no uso pedagógico das tecnologias e dos recursos educativos digitais.

Os recursos serão concebidos de forma a promover a autonomia dos alunos, estando acessíveis em computadores, smartphones e tablets.

Os destinatários do projeto são todos os alunos e professores do 1.º ciclo.

O projeto surgiu com o objetivo de dar resposta à medida do Eixo 2 – Educação, da Iniciativa INCoDe.2030 (Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento das Competências Digitais), que prevê o desenvolvimento de recursos educativos digitais. É desenvolvido através de uma parceria entre a Direção-Geral de Educação (DGE) do Ministério da Educação (ME), a Universidade Nova de Lisboa, através do iNOVA Media Lab, o Instituto Politécnico de Setúbal, através da Escola Superior de Educação, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro. É cofinanciado pelo POCH, o Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu.

(Recursos Educativos Digitais (RED) Para O 1.o CEB | ERTE, 2022) 

Diversos recursos.

O Projeto Álbum de Família, criado pela empresa IDL Events, é um programa nacional, que se constitui como um recurso pedagógico de qualidade e, à semelhança de outros programas como “Rua Sésamo”, tem grande sentido pedagógico, estético e criativo, com imagens de qualidade e adequadas à faixa etária das crianças dos 3 aos 10 anos de idade. 

(Projeto Álbum de Família | Direção-Geral Da Educação, 2022) 

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca.

Página do escritor e contador de histórias Carlos Alberto Silva.

Recursos sobre jogos de fuga educativos (escape rooms).

Produção de  conteúdos de media para o desenvolvimento numa relação de custos controlados.

Página do AE de Escolas Leal da Câmara

A Sanofi, com o apoio da ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal, lança uma iniciativa que visa mostrar como é o dia a dia de crianças que vivem com dermatite atópica grave e de que forma a consciencialização sobre a doença pode mudar a forma como estas crianças vêem o mundo. 

650 milhões de pessoas em todo o mundo têm dificuldades no acesso à informação, através da leitura, da escrita ou da comunicação. Em Portugal são  1.7 milhões.

Com a EKUI ajudamos combater esse problema social, através da dinamização nas Escolas, de uma metodologia multissensorial inclusiva que, simplifica e acelera a aprendizagem, potencia a comunicação e desenvolve a empatia.

#EstudoEmCasa 2020/2021

O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relançou, no presente ano letivo, o #EstudoEmCasa, após o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso. No ano letivo transato, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura também em situação de confinamento, tendo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras. A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do território nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pela página eletrónica https://estudoemcasa.dge.mec.pt/. 

Continua...

(#EstudoEmCasa, 2020)