RECURSOS EDUCATIVOS

ÔÇťA inclus├úo acontece quando se aprende com as diferen├žas e n├úo com as igualdadesÔÇŁ.

 Paulo Freire 

Espa├žo web de apoio ├á comunidade escolar!┬á

Aqui encontrar├í informa├ž├úo ├║til para o ensino e a aprendizagem nos ensinos b├ísico e secund├írio: recursos, pr├íticas e projetos.┬á

O projeto RED pretende conceber, produzir, disponibilizar e divulgar recursos educativos digitais interativos, de acesso livre e validados cient├şfica e pedagogicamente, para as ├íreas curriculares de Ci├¬ncias Experimentais, Matem├ítica e Portugu├¬s, do 1┬║ ciclo do ensino b├ísico.

Pretende tamb├ęm contribuir para a capacita├ž├úo dos professores no uso pedag├│gico das tecnologias e dos recursos educativos digitais.

Os recursos ser├úo concebidos de forma a promover a autonomia dos alunos, estando acess├şveis em computadores, smartphones e tablets.

Os destinatários do projeto são todos os alunos e professores do 1.º ciclo.

O projeto surgiu com o objetivo de dar resposta ├á medida do Eixo 2 ÔÇô Educa├ž├úo, da Iniciativa INCoDe.2030 (Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento das Compet├¬ncias Digitais), que prev├¬ o desenvolvimento de recursos educativos digitais. ├ë desenvolvido atrav├ęs de uma parceria entre a Dire├ž├úo-Geral de Educa├ž├úo (DGE) do Minist├ęrio da Educa├ž├úo (ME), a Universidade Nova de Lisboa, atrav├ęs do iNOVA Media Lab, o Instituto Polit├ęcnico de Set├║bal, atrav├ęs da Escola Superior de Educa├ž├úo, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro. ├ë cofinanciado pelo POCH, o Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu.

(Recursos Educativos Digitais (RED) Para O 1.o CEB | ERTE, 2022) 

Diversos recursos.

O Projeto ├ülbum de Fam├şlia, criado pela empresa IDL Events, ├ę um programa nacional, que se constitui como um recurso pedag├│gico de qualidade e, ├á semelhan├ža de outros programas como ÔÇťRua S├ęsamoÔÇŁ, tem grande sentido pedag├│gico, est├ętico e criativo, com imagens de qualidade e adequadas ├á faixa et├íria das crian├žas dos 3 aos 10 anos de idade.┬á

(Projeto ├ülbum de Fam├şlia | Dire├ž├úo-Geral Da Educa├ž├úo, 2022)┬á

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca.

Página do escritor e contador de histórias Carlos Alberto Silva.

Recursos sobre jogos de fuga educativos (escape rooms).

Produ├ž├úo de┬á conte├║dos de media para o desenvolvimento numa rela├ž├úo de custos controlados.

Página do AE de Escolas Leal da Câmara

A Sanofi, com o apoio da ADERMAP - Associa├ž├úo Dermatite At├│pica Portugal, lan├ža uma iniciativa que visa mostrar como ├ę o dia a dia de crian├žas que vivem com dermatite at├│pica grave e de que forma a consciencializa├ž├úo sobre a doen├ža pode mudar a forma como estas crian├žas v├¬em o mundo.┬á

650 milh├Áes de pessoas em todo o mundo t├¬m dificuldades no acesso ├á informa├ž├úo, atrav├ęs da leitura, da escrita ou da comunica├ž├úo. Em Portugal s├úo┬á 1.7 milh├Áes.

Com a EKUI ajudamos combater esse problema social, atrav├ęs da dinamiza├ž├úo nas Escolas, de uma metodologia multissensorial inclusiva que, simplifica e acelera a aprendizagem, potencia a comunica├ž├úo e desenvolve a empatia.

#EstudoEmCasa 2020/2021

O Minist├ęrio da Educa├ž├úo, em parceria com a RTP, relan├žou, no presente ano letivo, o #EstudoEmCasa, ap├│s o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso. No ano letivo transato, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura tamb├ęm em situa├ž├úo de confinamento, tendo colhido a aten├ž├úo da comunidade lus├│fona para al├ęm-fronteiras. A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conte├║dos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do territ├│rio nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pela p├ígina eletr├│nica https://estudoemcasa.dge.mec.pt/.┬á

Continua...

(#EstudoEmCasa, 2020)